terça-feira, 15 de junho de 2010

Mulheres da Bíblia - Orfa

Orfa é um nome cujo radical tem grande variedade de significados como “gamo novo, jovem corça’, “dúbia” ou até mesmo “nuca’ – sugerindo sentido de ‘obstinada” ou “orgulhosa”. Ela vacilou em seu compromisso com Noemi e escolheu voltar para sua vida em Moabe, em vez de apegar-se ao SENHOR.
Orfa não era uma mulher má e, na verdade, demonstrou grande afeição pela mãe de seu falecido marido, Quilim. Porém, apesar de Orfa amar respeitar sua sogra, ela não possuía a profunda lealdade nem o espírito de abnegação necessários a um compromisso vitalício com Noemi e com o Deus de Israel.
As palavras persuasivas de Noemi revelaram um quadro nítido das incertezas por vir e, claramente, Orfa voltou seus pensamentos para os meios de conseguir sua própria felicidade. Com seu retorno a Moabe, ela saiu das páginas da história bíblica.

Existem pessoas que não são más mas, por outro lado não são nascidas de Deus. Pessoas assim também podem ser encontradas na obra. Entram por uma afinidade com alguém ou então por ser muito prestativo mas, não nascerão de Deus. Isso faz com que elas, no momento de dificuldade não permaneçam. Olham pra traz como fez a nora de Noemi. Ou pior: permanecem na obra fazendo as coisas de qualquer jeito, não tendo nenhum compromisso com as coisas de Deus.
Essa ‘profunda lealdade’ é encontrada em uma pessoa que teve uma experiência com Deus, assim como em Rute.
Lealdade ao Deus vivo. Fidelidade a Ele. Perseverança. Renuncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Cantinho da Mulher de Deus © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO